Blogia
criticamedicina

solidaridad medica brasilera contra la persecusion política de la AMM al Dr. Wajner

Estimado Alejandro,
Esta é uma péssima notícia para iniciar o dia!
Infelizmente aqueles instrumentos que deveriam se destinar a salvaguarda dos direitos e da honra dos pacientes é distorcido para servir de arma para disputa de pequenos poderes entre os profissionais.
Abdica-se da Ética e passa-se a valorizar a ETIQUETA (ética menor), passando por cima daquilo que é o mais importante de nossa profissão que é a relação médico-paciente.
Se o motivo da punição fosse por má prática profissional, erro que puzesse em perigo a segurança e a saúde dos pacientes, poderia haver motivo para a suspensão da atividade profissional. Todos os outros motivos são altamente suspeitos e discutíveis e, em geral trata-se de disputa de poder. Em nosso meio existe uma outra expressão para melhor qualificar este tipo de querela - "briga de beleza" - que expressa muito mais o interesse pessoal dos detentores do poder do que objetivos reais de valores humanos e profissionais.
Não tenho detalhes do motivo desta desastrosa relação, mas imagino que se relaciona com as contestações que fazes à prática de nossa profissão. Tais contestações são um bom serviço de crítica em busca de aperfeiçoamento de nossa atividade profissional e não deveriam ser tomadas como ameaça, a não ser que o grupo detentor do poder esteja inseguro de suas posições.
Certamente existem muitos motivos para crítica na medicina, a começar pelos conflitos de interesse, que não são somente aqueles ligados às tentações colocadas pela indústria farmacêutica. Nas boas revistas médicas existem mutios artigos de gente muito boa fazendo crítica aos descaminhos que a profissão tem tomado.
Este tipo de problema a meu ver deveria ser tratado de uma forma mais civilizada e inteligente. Se há crítica, o autor deveria ser convidado para expor seus argumentos e agradecer pelo feed-back.
O caminho que foi adotado é entrópico se não desmoralizante para nossa profissão e demonstra a incapacidade de fazer autocrítica madura e tentar retomar o rumo.
Ou será que os que te condenam são serafins intocáveis, omnicientes e perfeitos em suas condutas?
Cristo já disse: quem for livre de culta que atire a primeira pedra!...
Amigo e colega, coragem e resistência. Melhores dias virão.
Ponha-me a par da evolução
Um abraço
AA

Aloyzio Achutti
Av. Bastian 212
90130-020 Porto Alegre (RS) BR
Tel: +55(xx51) 3233-3579
Fax::+55(xx51) 3233-5366
mailto:aloyzio.achutti@terra.com.br
mailto:achutti@cardiol.br
mailto:achutti@gmail.com
http://amicor.blogspot.com


0 comentarios